Início » 5 anos da Laudato Si’ – A encíclica celebrada na vida dos jovens da Igreja no Brasil

“Os jovens exigem de nós uma mudança; interrogam-se como se pode pretender construir um futuro melhor, sem pensar na crise do meio ambiente e nos sofrimentos dos excluídos”, escreveu o Papa Francisco na encíclica Laudato Si’, que completa cinco anos no próximo domingo. O texto, que dá novo impulso ao cuidado com a vida no planeta e educa para a compreensão de que “tudo está interligado”, tem animado jovens do mundo inteiro a se empenharem em ações no cuidado da casa comum.

No Brasil, não seria diferente. Com articulação do Movimento Católico Global pelo Clima, integrantes da Pastoral Juvenil e da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil) participam de ações da Semana Laudato Si’, como forma de destacar a importância das mudanças climáticas e suas implicações nas relações sociais.

A Semana Laudato Si’ quer celebrar, avaliar e promover maior conhecimento da urgência do tema. Entidades do mundo todo estarão mobilizados nesta semana para compartilhar informações sobre ações realizadas a partir da encíclica e outras iniciativas ecológicas.

Os jovens podem realizar encontros online a partir de roteiro preparado para esta semana, além de acompanharem debates e aprofundamentos, como uma live que ocorrerá no Instagram da Repam-Brasil com as juventudes da Amazônia. Também o projeto Papo em Rede – diálogos que geram transformação terá a Semana Laudato Si como tema, com debate realizado pela assessora da Repam, Moema Miranda, e pelo coordenador do Movimento Católico Global pelo Clima em países de língua portuguesa, Igor Bastos. Para fazer inscrição, clique aqui.

Um dos participantes da live da Repam-Brasil será o jovem Diego Aguiar, que é agente de pastoral marista, em Manaus (AM), e um dos articuladores do eixo de Formação e Métodos Pastorais da Repam. Ele partilha um pouco da experiência de trabalho a partir da inspiração e animação da Laudato Si’.

Um dos principais articuladores da Semana Laudato Si’ com jovens e adultos do mundo inteiro, o Movimento Católico Global pelo Clima propôs um momento de reflexão e oração para discernir sobre as lições deste momento: “Enquanto o mundo enfrenta uma crise histórica, nós refletimos e nos preparamos para construir um mundo melhor”.

No endereço laudatosiweek.org/pt é possível saber mais sobre a iniciativa de oração, reflexão e formação, além de acompanhar os eventos agendados no mundo inteiro. O site também oferece materiais para compartilhamento nas redes sociais.

Laudato Si Week

“A Laudato Si’ foi acolhida como um documento profundo e cheio de beleza e impulsionou pessoas ao redor do mundo a refletirem mais profundamente sobre o Criador e a criação. A sua visão da ecologia integral, que vê as conexões entre como tratamos Deus, a natureza e uns aos outros, nos oferece verdades simples porém profundas sobre os laços que nos unem”.

Fonte: CNBB