Missa da Unidade abre programação da Semana Santa na Diocese de Luz

Início » Erro 404: Página não encontrada

O Clero da Diocese de Luz esteve reunido na manhã do sábado, 23 de março, para rezar a Missa da Unidade. A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Aristeu Vieira, na Catedral Diocesana Nossa Senhora da Luz, em Luz.

Também chamada de Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, conforme a liturgia da Igreja Católica, essa celebração é realizada na manhã da Quinta-Feira Santa. Entretanto, devido à grande extensão territorial da Diocese de Luz, a celebração é realizada no sábado que antecede o Domingo de Ramos, a fim de proporcionar a participação de todos: presbíteros, seminaristas, religiosos e religiosas, fiéis leigos e leigas.

Durante a homilia, Dom Aristeu convidou todos a louvarem pelo maravilhoso dom da Eucaristia e pelo grandioso dom do sacerdócio ministerial. “O padre além de confeccionar e distribuir os sacramentos da graça redentora de Cristo, ele é, ele mesmo um “sacramento” da presença do Bom Pastor! É um parceiro importante do Senhor, na sua mesma missão, no mesmo e único sacerdócio”.

Dirigindo-se aos presbíteros de modo especial, Dom Aristeu sublinhou, “Então, padre, louvamos a Deus por você, por sua vida, vocação e missão! Agradecemos-lhe os sacrifícios, privações e provações, e tenha certeza de que estás sendo fecundo, está sendo valioso para Deus e seu povo. Alegramo-nos, pois, pelo seu SIM hoje renovado, refazendo o dom total de si, na doação de amor a Deus pela Igreja”.

Encerrada a reflexão, os sacerdotes presentes realizaram a renovação das promessas feitas em suas ordenações presbiterais. Em seguida, Dom José Aristeu benzeu os Óleos dos Enfermos e dos Catecúmenos e consagrou o Óleo do Crisma.

Ao final da celebração, Dom Aristeu cumprimentou os sacerdotes presentes, entregando-os os Santos Óleos que serão utilizados ao longo deste ano nas paróquias e comunidades, na administração dos sacramentos.