Padroeiro Diocesano

Padroeiro do Bispado

PAPA PIO XI

"Ad perpetuam rei memoriam"

Não tendo, ainda, a diocese de Aterrado, no Brasil, erigida em 1918, um Padroeiro deante de Deus, o Nosso Venerável Irmão, Bispo desta diocese exprimindo os desejos do clero e do povo que lhe foi confiado, dirigiu-Nos humildes e insistentes supplicas para que Nos dignassemos nomear Padroeiro da referida diocese, S. Raphael Archanjo.

Queremos Nós, de muito bôa vontade, annuir a esse desejo, tendo ouvido, motu próprio, o Nosso Dilecto Filho, Cardial da Santa Igreja, Prefeito da Sag. Cong. Dos Ritos, de sciencia certa, depois de madura deliberação, e pela plenitude do Nosso poder Apostólico, pelas presentes lettras, DECLARAMOS E CONSTITUIMOS PERPETUO PADROEIRO CELESTE DEANTE DE DEUS, DA DIOCESE DE ATERRADO, NO BRASIL, SÃO RAPHAEL ARCHANJO, com todos os privilégios luturgicos referentes a este titulo, não obstante quaesquer cousas em contrario.

Isto determinamos e estatuimos, decretando que tenham vigor e permaneçam sempre firmes, válidas e efficazes as presentes Lettras; que produzam plena e integralmente seus effeitos; que agora e para sempre, favoreçam a diocese de Aterrado; que assim se deve julgar e definir, e que, desde esta data, será nullo e de nenhum valor tudo o que, scientemente ou por ignorância, contra isto for attentado, por qualquer pessoa e por qualquer auctoridade.

Dado em Roma, junto de São Pedro, sob sêllo do Pescador, no dia 29 de Agosto de 1933, 12° do Nosso Pontificado.

E. CARD. PACELLI

Secretario de Estado

(Esta é uma transcrição do Decreto que foi dado pela Santa Sé, comunicando como Padroeiro Diocesano da Diocese de Luz, São Rafael Arcanjo. Não tendo o original, este foi extraído de um artigo que foi publicado no Jornal “A Luz – Órgão Oficial do Bispado de Aterrado – N°. 308 - 21 de dezembro de 1933").

Oração de São Rafael, Padroeiro Diocesano

Opção 01

Glorioso Arcanjo São Rafael, príncipe excelso da corte celestial, ilustre pelos dons de sabedoria e de graça, guia dos viajantes, por terra e mar, consolo dos desgraçados e refugio dos pecadores! Eu vos suplico que vós digneis assistir-me em todas as minhas necessidades e nas penas desta vida, assim como socorrentes em outro tempo ao jovem Tobias, em suas peregrinações. Sois, pois, “Medicina de Deus” rogo-vos humildemente vos digneis sanar minha alma de suas muitas enfermidades e o meu corpo dos males que o afligem, se isto me convier.

Peço em especial uma pureza angélica, para merecer por Ele, ser um templo vivo do Espírito Santo. Amém.

Oração de São Rafael, Padroeiro Diocesano

Opção 02

Glorioso São Rafael, zeloso defensor dos brasileiros, que vos invocam! Assim como Vós dignastes livrar ao jovem Tobias do monstruoso peixe que ameaça devorá-lo, livrai também a nós, o Santo Arcanjo, pelo manjar divino dos anjos, de todos os perigos e males que intentam fazer-nos nossos inimigos figadais, os apóstolos do laicismo e do maçonismo e obter para eles mesmos a graça de um sincero arrependimento, guiando-os pela senda segura da eterna salvação. Amém.

Dom Manoel Nunes Coelho - 1° Bispo Diocesano de Luz

Hino a São Rafael

Seguro guia entre os guias,

Como igual ninguém achou,

A quem o velho Tobias

Seu jovem entregou

A nós que sofremos tanto,

Nesta jornada cruel,

Dirige, socorre, oh! Santo

Arcanjo São Rafael

Companheiro, exemplo, amigo,

Que ao imperito viajor,

Arredaste do perigo

Dando-lhe crença e vigor

E após no rude caminho

Constantemente o amparar

Restituiste-o ao carinho

Do seu restaurado lar

Curaste o pai da cegueira

E em todos, roto esse véu,

Cresceu a luz verdadeira

Da Fé que conduz ao céu,

São Rafael, igualmente

Sê de modo senhoril,

Patrono da nossa gente,

Guarda e mestre do Brasil.

Letra de Conde Affonso Celso

Música: Patícia Maria Cezelina Bahia de Oliveira